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segunda-feira, 30 de maio de 2011

Acidificação dos Oceanos

Recifes de corais podem desaparecer com oceano mais ácido

Acidificação é resultado de maior concentração de CO2 na atmosfera.
Cientistas alegam que ecossistema pode ser impactado ainda neste século.

Do Globo Natureza, em São Paulo

30 de maio de 2011

Um estudo realizado por cientistas dos Estados Unidos, Austrália e Alemanha aponta que acidificação dos oceanos, fenômeno que reduz o pH das águas devido ao aumento do CO2 atmosférico, poderá reduzir a diversidade e a resiliência (capacidade de recomposição) de recifes de corais ainda neste século.

Os pesquisadores estudaram espécies dos ecossistemas localizados próximos a três infiltrações vulcânicas, que emitem naturalmente CO2 no fundo do mar, na Papua Nova Guiné. Com isso, puderam entender melhor o impacto da acidificação dos oceanos na biodiversidade marinha.

Os cientistas conseguiram detalhar os reflexos de uma exposição prolongada dos recifes de corais a altos níveis de dióxido de carbono e baixo pH no oceano Indo-Pacífico. Isto simularia a projeção de aumento dos níveis de CO2 na atmosfera, que poderá ocorrer até o final deste século e tornaria os oceanos mais ácidos.

Infiltrações vulcânicas na região de Pápua Nova Guiné simula emissões de CO2 na atmosfera: recifes de corais podem desaparecer (Foto: Katharina Fabricius/Australian Institute of Marine Science)Infiltrações vulcânicas em Papua Nova Guiné simula emissão de CO2 na atmosfera: recifes de corais podem desaparecer com oceanos mais ácidos (Foto: Katharina Fabricius/Australian Institute of Marine Science)

“Esses resultados prévios mostram como os recifes ficarão daqui a 100 anos caso a acidificação dos oceanos piore”, afirmou Chris Langdon, um dos principais investigadores do assunto, que é ligado à Escola Rosenstiel de Ciência Marinha e Atmosférica, da Universidade de Miami.

O estudo mostra ainda mudanças na composição das espécies de corais e redução da biodiversidade e recrutamento no recife com a redução do pH de 8,1 para 7,8. A equipe também relata que o desenvolvimento de recifes cessaria a um pH abaixo de 7,7.

O quarto Relatório de Avaliação do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) estima que até o final do século, o pH dos oceanos diminuirá dos atuais 8,1 para 7,8 devido ao aumento das concentrações atmosféricas de CO2.


Fonte: G1

[SIMULADO] Inglês Instrumental

Hi everyone!

Conforme avisado na última aula, será realizado a partir do dia 5 de junho o Simulado online de Inglês.
Ressalto mais uma vez que é importante que todos os alunos do PVS participem da atividade pois é dessa forma que poderei analisar o conteúdo aprendido e providenciar eventuais melhorias no mesmo.

  • Onde fazer o simulado?
Acessando o site www.cederj.edu.br/pvs , haverá um banner (figura) indicando o Simulado de Inglês, na seção "Destaques"

  • Quando fazer o simulado?
A partir de 5 de junho, até o dia 8. Atenção para o prazo, que é bem curto.

  • Quando sai o resultado do simulado?
No dia 9 de junho, no mesmo endereço.

  • Como acesso o simulado?
Digitando seu CPF e Data de Nascimento.

Leiam as questões com atenção e relembrem as técnicas de leitura discutidas em aula. O simulado é um ensaio para o que está por vir nos vestibulares e no ENEM. Participem!

A previsão é de que na aula do dia 11 de junho estejamos comentando os resultados em aula!

A nice week to you all!

domingo, 29 de maio de 2011

UERJ/UEZO/CBMERJ/PMERJ/Estadual

INFORMAÇÃO MEGAIMPORTANTE!!


UERJ/UEZO/CBMERJ/PMERJ/Estadual

2º Exame de Qualificação
Isenção
14/06 a 16/06/2011 Solicitação de isenção do pagamento da taxa de inscrição14/06 a 17/06/2011 Entrega do Requerimento de Isenção e da documentação comprobatória (cursos pré-vestibulares populares, comunitários ou similares). A Uerj abriu a possibilidade dos tutores do PVS entregarem a documentação dos nossos alunos até o dia 21.6
05/07/2011 Divulgação do resultado do processo de isenção
Ver Edital em:
http://www.vestibular.uerj.br/portal_vestibular_uerj/arquivos/arquivos2012/1_eq_2012/isencao/edital_isencao.pdf

Documentos UERJ:
CÓPIA das 3 últimas contas de luz; 
CÓPIA que comprove a situação legal do imóvel;
R.G e CPF de todos os moradores da residência,
CÓPIA dos comprovantes de renda de todos os moradores da residência; e se não tem renda, declaração e xerox da carteira de trabalho;
CÓPIA das despesas da residência;
declaração escolar.
OBS.: Caso não tenha conta de energia nem documento comprobatório do imóvel em que mora, deve fazer uma declaração de próprio punho informando a situação.

Código UERJ para Isenção: PVC08014

OS DOCUMENTOS DEVEM SER ENTREGUES NO PRÓXIMO SÁBADO, EM ENVELOPE PARDO, GRANDE.

Beijinhos,
Viviane

Lista de Alunos Isentos - Taxa Vestibular Cederj

http://pvs.cederj.edu.br/_joomla/files/2011_alunos_isentos_vestCederj2011-2.php

Temas do Simulado de Redação

Meus queridos, além do exercício já proposto da página 37, gostaria de receber também pelo menos um dos temas do Simulado Online que vocês fizeram na semana passada: Simulado CEDERJ 2011

TEMA 1

A) Leia, cuidadosamente, os textos a seguir como material de reflexão para o seu próprio texto.

Texto 1
Estudos realizados pela Embratur apontam que 75% dos turistas que buscam o Brasil como destino de férias o fazem, em primeiro lugar, pelas belezas naturais; mas quando chegam aqui, encontram tanta hospitalidade que logo se encantam também pela mistura de cores, raças e culturas dos “donos da casa”. Segundo as pesquisas, quando questionados sobre o Brasil, os turistas estrangeiros apontam como uma das principais características de nosso povo a alegria. Alegria que se percebe em todos os momentos da estada no País – seja ela na nossa música, no calor das praias nordestinas, na badalada noite carioca ou na exuberante Amazônia. Desse espírito caloroso e festivo nascem manifestações populares como o Carnaval, o Reveillon e as Festas Juninas, famosos pela animação e alegria. A vontade de mostrar o que há de bom no Brasil parece transformar esse vigor em criatividade, esbanjada nas cores e sons que contagiam quem estiver por perto.
(Fonte: http://www.embratur.gov.br/site/br/campanhas/materia.php?id_conteudo=1019)

Texto 2
Um sorriso nos lábios Gonzaguinha Vidro moído ou areia No café da manhã E um sorriso nos lábios Ensopadinho de pedra No almoço e jantar E um sorriso nos lábios O sangue, o roubo, a morte Um negro em cada jornal E um sorriso nos lábios Noventa e cinco sorrisos Suando na condução E um sorriso nos lábios... Mas sonha que passa Ou toma cachaça Agüenta firme, irmão Na oração Deus tudo vê e Deus dará Ou então acha graça É tão pouca a desgraça Mas no fim do mês Lembra de pagar a prestação Desse sorriso nos lábios (...)

Texto 3



















B) Redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema: O sorriso dos brasileiros: acomodação ou superação?
Características do gênero texto dissertativo-argumentativo:
• apresenta informações e juízos de valor sobre um determinado assunto;
• deve permitir que o leitor identifique, claramente, o tema central que está sendo desenvolvido;
• deve ser compreendido por diferentes tipos de pessoas;
• deve ser redigido em língua padrão.

Instruções
- Sua redação deve ter, preferencialmente, cinco parágrafos: um de introdução, três de desenvolvimento e um de conclusão, além de um título (que não pode ser a repetição do tema).
- Cada estrutura deve ser escrita na sua respectiva caixa de texto. O preenchimento dos quatro espaços é obrigatório.
- Prefira escrever primeiro o texto em uma folha de papel comum, com cerca de 25 linhas, para, em seguida, digitá-lo no computador.
- Não copie trechos de textos da coletânea nem de qualquer página na internet. Fazer isso pode levar à anulação de sua redação.
- Procure utilizar as técnicas trabalhadas em sala pelo o seu professor durante as aulas. Seu texto será corrigido com base em cinco critérios: abordagem do tema, tipo de texto, coerência, coesão e modalidade de língua


TEMA 2

A) Leia, cuidadosamente, os textos a seguir como material de reflexão para o seu próprio texto.

Texto 1

O que explica o sucesso de vendas de um produto? Seria o preço? A eficiência? praticidade? Sim, seria tudo isso. Agora, o que explica o sucesso de um produto cujo preço, eficiência e praticidade são muito parecidos com os da concorrência? Bom, neste caso, talvez a propaganda seja uma boa resposta. A propaganda ajuda uma marca a ser mais admirada, mais desejada e, consequentemente, mais consumida que seus concorrentes. Se você procurar saber quais são as marcas mais lembradas pelos consumidores brasileiros – segundo o ranking Top of Mind –, vai perceber que são as mesmas que investem consistentemente em propaganda. [...] A propaganda criativa é discutida nas rodas de amigos, vira bordão, entra para a cultura popular. Propaganda. Faz diferença. Fonte: Abap / AbaRevista veja Rio. 14/04/2010.


Texto 2

A propaganda gera necessidades de compra? Ou ela apenas influencia necessidades já existentes em nós? Para que a gente entenda o porquê de a sociedade atual se voltar tanto para o consumo, precisamos olhar um pouco para trás. Até o início do século XX, a relação entre consumidor e produto era apenas funcional. As pessoas compravam baseando-se apenas na função que aquele objeto desempenhava, de modo a suprir alguma de suas necessidades. Com os avanços tecnológicos, a produção industrial começou a crescer e não mais se limitou a produzir as demandas do consumidor. Como vocês sabem, quando a oferta é grande e a procura é pequena, o preço cai. E o meio mais eficaz encontrado para escoar essa produção se chama propaganda! As agências de propaganda se posicionaram, a partir de então, de modo a atender essa necessidade da sociedade, divulgando os diferenciais de cada produto com cada vez mais criatividade e de uma forma interessante para seduzir o consumidor. [...] Os objetos de consumo passaram a ser comprados não mais pela sua funcionalidade, mas pelo que representam, ou seja, seu aspecto simbólico. A sensação de satisfação passa a ser priorizada, deixando função e necessidade em segundo plano. (Adaptado do blog: http://atocriativo.blogspot.com/2008/02/propaganda-e-consumo.html)


Texto 3









Acessado em 20/05/2010. Disponível em: http://bicicletadafloripa.wordpress.com/2009/09/07/charge-doces-mentiras-da-propaganda/

B) Redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema: O papel da publicidade na sociedade de consumo.
Características do gênero texto dissertativo-argumentativo:
• apresenta informações e juízos de valor sobre um determinado assunto;
• deve permitir que o leitor identifique, claramente, o tema central que está sendo desenvolvido;
• deve ser compreendido por diferentes tipos de pessoas;
• deve ser redigido em língua padrão.

Instruções
- Sua redação deve ter, preferencialmente, cinco parágrafos: um de introdução, três de desenvolvimento e um de conclusão, além de um título (que não pode ser a repetição do tema).
- Cada estrutura deve ser escrita na sua respectiva caixa de texto. O preenchimento dos quatro espaços é obrigatório.
- Prefira escrever primeiro o texto em uma folha de papel comum, com cerca de 25 linhas, para, em seguida, digitá-lo no computador.
- Não copie trechos de textos da coletânea nem de qualquer página na internet. Fazer isso pode levar à anulação de sua redação.
- Procure utilizar as técnicas trabalhadas em sala pelo o seu professor durante as aulas. Seu texto será corrigido com base em cinco critérios: abordagem do tema, tipo de texto, coerência, coesão e modalidade de língua


TEMA 3

A) Leia, cuidadosamente, os textos a seguir como material de reflexão para o seu próprio texto.

Texto 1
Mãe é condenada por cyberbullying praticado por filho A 6ª Câmara Cível manteve decisão do 1º grau da Juíza de Direito Taís Culau de Barros, da 1ª Vara Cível de Carazinho, no Rio Grande do Sul, de condenar a mãe de um menor de idade que criou página na internet com a finalidade de ofender colega de classe. Por conta da atitude do filho, ela terá de pagar indenização por danos morais no valor de R$ 5 mil, corrigidos monetariamente. O autor da ação solicitou indenização alegando que suas fotos foram copiadas e alteradas, dando origem a um fotolog (espécie de diário fotográfico) criado em seu nome. Na página, foram postadas mensagens levianas e ofensivas, além de montagens fotográficas nas quais o autor aparece com chifres e com o rosto ligado ao um corpo de mulher. Segundo o autor, os fatos foram muito prejudiciais, havendo necessidade de recorrer a auxílio psicológico. Por essas razões, sustentou que a mãe do criador da página deveria ser responsabilizada já que as mensagens partiram de seu computador. "Os fatos são claros: em face da ausência de limites que acomete muitos jovens nos dias de hoje, vide os inúmeros casos de bullying e inclusive atrocidades cometidas por adolescentes que vem a público, o filho da ré, e quem sabe outros amigos, resolveram ofender, achincalhar, e quiçá, fazer com que o autor se sentisse bobo perante a comunidade de Carazinho", diz a sentença. (fonte: http://noticias.terra.com.br/educacao. 02 de Julho de 2010)

Texto 2
Cyberbullying Por Fernando Rebouças O Cyberbullying é uma prática que remete à hostilização do próximo por meio de tecnologias da informação. Envolve o fortalecimento de comportamentos nocivos, maldosos e repetidos contra uma pessoa. Sabemos que o termo “bullying” designa uma ação de violência física, psicológica e de perseguição hostil contra uma pessoa. É uma prática muito comum nas escolas. O termo “cyber”, popularmente, refere-se ao uso virtual de meios digitais como a internet. Associando os significados, o “cyberbullying” é praticar bullying pela internet, celular e demais dispositivos tecnológicos. É ridicularizar alunos, professores, amigos e desconhecidos perante a sociedade virtual. Pelo celular, é praticado por meio de torpedos; na internet, os praticantes de cyberbullying atuam via e-mail, blog, fotologs e redes sociais. A prática reúne ações de discriminação não identificadas, porém a legislação do crime da internet possibilita a quebra de sigilo de trafego da internet, e o praticante de cyberbullying pode ser descoberto. Entre as mídias sociais, as mais populares são o principal local para o cyberbullying. Já é comum encontrar ultrajes no Orkut, no Facebook, no Twitter e em mensagens pelo MSN. Há vários relatos no Brasil e no exterior, de adolescentes que entraram em estado depressivo a ponto de se suicidarem após sofrerem, por meio de mensagens eletrônicas, discriminação e diversas ofensas. (...)
(Fonte: http://www.infoescola.com/sociologia/cyberbullying/)

Texto 3


















B) Redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema: Bullying na internet: crime ou brincadeira?
Características do gênero dissertativo-argumentativo:
• apresenta informações e juízos de valor sobre um determinado assunto;
• deve permitir que o leitor identifique, claramente, o tema central que está sendo desenvolvido;
• deve ser compreendido por diferentes tipos de pessoas;
• deve ser redigido em língua padrão.

Instruções
- Sua redação deve ter, preferencialmente, cinco parágrafos: um de introdução, três de desenvolvimento e um de conclusão, além de um título (que não pode ser a repetição do tema).
- Cada estrutura deve ser escrita na sua respectiva caixa de texto. O preenchimento dos quatro espaços é obrigatório.
- Prefira escrever primeiro o texto em uma folha de papel comum, com cerca de 25 linhas, para, em seguida, digitá-lo no computador.
- Não copie trechos de textos da coletânea nem de qualquer página na internet. Fazer isso pode levar à anulação de sua redação.
- Procure utilizar as técnicas trabalhadas em sala pelo o seu professor durante as aulas. Seu texto será corrigido com base em cinco critérios: abordagem do tema, tipo de texto, coerência, coesão e modalidade de língua


TEMA 4
A) Leia, cuidadosamente, os textos a seguir como material de reflexão para o seu próprio texto.

Texto 1

O Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu, por unanimidade, nesta quinta-feira (5) a união estável entre casais do mesmo sexo como entidade familiar. Na prática, as regras que valem para relações estáveis entre homens e mulheres serão aplicadas aos casais gays. Com a mudança, o Supremo cria um precedente que pode ser seguido pelas outras instâncias da Justiça e pela administração pública. [...] De acordo com o Censo Demográfico 2010, o país tem mais de 60 mil casais homossexuais, que podem ter assegurados direitos como herança, comunhão parcial de bens, pensão alimentícia e previdenciária, licença médica, inclusão do companheiro como dependente em planos de saúde, entre outros benefícios.
(Reportagem publicada em 05/05/2011 no site http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/05/supremo-reconhece-uniao-estavel-de-homossexuais.html)

Texto 2
A decisão histórica do STF coloca o Brasil em pé de igualdade com as dezesseis nações do mundo que já tomaram posição sobre a igualdade de direitos independentemente de orientação sexual. Mas também escancara a desigualdade de opiniões que marca a sociedade brasileira em torno de questões básicas como os direitos civis. (...) Nessa disputa, o Brasil contemporâneo ganhou um round, mas o conservadorismo ainda rosna em instituições e personalidades de muito prestígio junto à imprensa.
(Costa, Luciano Martins. Artigo publicado em 06/05/2011 no site http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=640CID011

Texto 3
Foi um beijaço digno de novelão e que entrou para a história da TV. E ele não foi exibido pela Globo, que já gravou mas não veiculou. A tão aguardada cena do primeiro beijo homossexual em um folhetim brasileiro, exibida em ‘Amor e Revolução’, no SBT, na quinta-feira, foi protagonizada por Luciana Vendramini e Giselle Tigre e deu o que falar. Foram intensos 28 segundos de intimidade entre as personagens Marcela (Luciana) e Marina (Giselle). Imediatamente após a exibição, começou o auê nas redes sociais. A ousadia do autor Tiago Santiago elevou os índices de audiência da trama, que marcou 6 pontos de média com pico de 9. (...) Para ele, um beijo entre duas mulheres “causa menos rejeição ao público conservador, principalmente masculino”. Já os homens gays sofrem mais preconceito. “Eles têm sido mais atingidos, sim, pela violência e pela homofobia”, frisa o autor. Presidente do Grupo de Conscientização Homossexual Arco-Íris, Julio Moreira elogiou a sequência: “Foi um beijo quente e revolucionário”, sentenciou.
(Artigo publicado em 14/05 no site http://odia.terra.com.br/portal/diversaoetv/html/2011/5/palmas_tambem_para_silvio_santos_diz_aguinaldo_silva_sobre_beijo_gay_164420.html

Texto 4
Atenção pais de alunos de 7, 8, 9 e 10 anos da rede pública: os teus filhos vão receber ano que vem na escola um kit com título “combate à homofobia”, mas na verdade, é um estímulo ao homossexualismo, o incentivo à promiscuidade. (...) Estes gays lésbicas querem que nós a maioria entubemos como exemplo de comportamento a sua promiscuidade. Isto é uma coisa extremamente séria. (...) Nós não nos podemos nos submeter ao escárnio da sociedade. Isto é uma vergonha! (Transcrição de discurso do deputado Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados. Retirado do site: http://www.unidosnafe.com.br/joomla1.5/latest/kit-contra-homofobia-na-opini-o-do-deputado-federal-jair-bonsonaro-um-kit-de-incentivo-a-homossexualismo Nos últimos meses, poucos assuntos foram tão discutidos no Brasil quanto as questões ligadas à homossexualidade. Em um contexto de frequente luta contra a homofobia (aversão, rejeição a pessoas com orientação sexual gay), parece surgir uma polêmica: na luta pela igualdade de direitos, estão sendo comedidos excessos? O caso da distribuição de kits contra a homofobia nas escolas é exemplar para o debate. A exibição de vídeos com cenas homoafetivas nas escolas, para crianças, é um recurso válido para estimular a aceitação de todas as orientações sexuais? Ou se trata de um exagero que, mais do que estimular a tolerância, estimula o próprio comportamento homossexual? E, caso haja realmente esse estímulo, isso deve ser encarado como problema?

B) Redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema: A luta em defesa dos direitos homossexuais: apenas justas conquistas ou também exageros?

Características do gênero dissertativo-argumentativo:
• apresenta informações e juízos de valor sobre um determinado assunto;
• deve permitir que o leitor identifique, claramente, o tema central que está sendo desenvolvido;
• deve ser compreendido por diferentes tipos de pessoas;
• deve ser redigido em língua padrão.

Instruções
- Sua redação deve ter, preferencialmente, cinco parágrafos: um de introdução, três de desenvolvimento e um de conclusão, além de um título (que não pode ser a repetição do tema).
- Cada estrutura deve ser escrita na sua respectiva caixa de texto. O preenchimento dos quatro espaços é obrigatório.
- Prefira escrever primeiro o texto em uma folha de papel comum, com cerca de 25 linhas, para, em seguida, digitá-lo no computador.
- Não copie trechos de textos da coletânea nem de qualquer página na internet. Fazer isso pode levar à anulação de sua redação.
- Procure utilizar as técnicas trabalhadas em sala pelo o seu professor durante as aulas. Seu texto será corrigido com base em cinco critérios: abordagem do tema, tipo de texto, coerência, coesão e modalidade de língua.



TEMA 5

A) Leia, cuidadosamente, os textos a seguir como material de reflexão para o seu próprio texto. Texto 1 Poder feminino A Escola de Negócios da PUC-RJ concluiu, ontem, a mais nova pesquisa sobre a presença feminina no mercado de trabalho. E o resultado foi favorável às mulheres. Cerca de 85%, dos 500 entrevistados no país, ano passado, revelaram preferência por ser comandados por executivas. Chefes mulheres, disse a maioria, são mais sensíveis e provocam menos conflitos.
(GOIS, Ancelmo. In: O Globo, 12/03/02, p.16.) Texto 2 Está mais do que provado que o bicho homem, em tudo que se meteu, deu errado. E ponha errado nisso! Em todos os poderes, sempre com maioria esmagadora, deu nisso que estamos vivendo. Vamos entregar os poderes às mulheres. As gerações futuras serão, com toda certeza, mais felizes. (Sebastião Junqueira Villela, carta à Revista Veja, 02/08/01)

Texto 3
Super-homem — a canção

Um dia
Vivi a ilusão de que ser homem bastaria
Que o mundo masculino tudo me daria
Do que eu pudesse ter

Que nada Minha porção mulher, que até então se resguardara
É a porção melhor que trago em mim agora
É o que me faz viver

Quem dera
Pudesse todo homem compreender, oh, mãe, quem dera
Ser o verão o apogeu da primavera
E só por ela ser

Quem sabe
O Super-Homem venha nos restituir a glória
Mudando como um deus o curso da história
Por causa da mulher.

(Gilberto Gil, 1979)


Candidaturas políticas, estatísticas do IBGE, presença ostensiva nos meios de comunicação. Não são poucas as situações em que as mulheres têm sido o centro das atenções nos últimos anos. Dessa possível ascensão feminina na sociedade contemporânea, surgem questões importantes: até que ponto estamos diante de um fenômeno permanente? Qual é a serventia econômica dessas transformações? Que lugar cabe ao homem diante do novo quadro? A respeito dessa última indagação, raras são as manifestações de especialistas e da opinião pública. Trata-se, entretanto, de um novo desafio à reflexão, cuja importância não pode ser deixada de lado.

B) Redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: O novo papel da figura masculina no mundo hoje.
Características do gênero dissertativo-argumentativo:
• apresenta informações e juízos de valor sobre um determinado assunto;
• deve permitir que o leitor identifique, claramente, o tema central que está sendo desenvolvido;
• deve ser compreendido por diferentes tipos de pessoas;
• deve ser redigido em língua padrão. Instruções - Sua redação deve ter, preferencialmente, cinco parágrafos: um de introdução, três de desenvolvimento e um de conclusão, além de um título (que não pode ser a repetição do tema).

- Cada estrutura deve ser escrita na sua respectiva caixa de texto. O preenchimento dos quatro espaços é obrigatório.
- Prefira escrever primeiro o texto em uma folha de papel comum, com cerca de 25 linhas, para, em seguida, digitá-lo no computador.
- Não copie trechos de textos da coletânea nem de qualquer página na internet. Fazer isso pode levar à anulação de sua redação.
- Procure utilizar as técnicas trabalhadas em sala pelo o seu professor durante as aulas. Seu texto será corrigido com base em cinco critérios: abordagem do tema, tipo de texto, coerência, coesão e modalidade de língua

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Mais uma lista de exercícios

To enviando mais uma lista.

Esta é referente aos capítulos 7, 8 e 9 que estudamos. Mais pra frente eu posso mandar mais uma lista sobre esses capitulos também. Já que o conteudo é bem amplo.

Em caso de dúvidas a gente tira nos sábados ou por email.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Informações importantes a respeito do Prouni

O Prouni

O Prouni - Programa Universidade para Todos tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. Criado pelo Governo Federal em 2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096, em 13 de janeiro de 2005, oferece, em contrapartida, isenção de alguns tributos àquelas instituições de ensino que aderem ao Programa.

Dirigido aos estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda per capita familiar máxima de três salários mínimos, o Prouni conta com um sistema de seleção informatizado e impessoal, que confere transparência e segurança ao processo. Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no Enem - Exame Nacional do Ensino Médio conjugando-se, desse modo, inclusão à qualidade e mérito dos estudantes com melhores desempenhos acadêmicos.

O ProUni possui também ações conjuntas de incentivo à permanência dos estudantes nas instituições, como a Bolsa Permanência, os convênios de estágio MEC/CAIXA e MEC/FEBRABAN e ainda o FIES - Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, que possibilita ao bolsista parcial financiar até 100% da mensalidade não coberta pela bolsa do programa.

O Prouni já atendeu, desde sua criação até o processo seletivo do segundo semestre de 2010, 748 mil estudantes, sendo 70% com bolsas integrais.

Desde 2007, o Prouni - e sua articulação com o FIES - é uma das ações integrantes do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE.

Assim, o Programa Universidade para Todos, somado ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica ampliam significativamente o número de vagas na educação superior, contribuindo para um maior acesso dos jovens à educação superior.

Qual a diferença entre o ProUni e o Sistema de Seleção Unificada - SISU?

O Programa Universidade para Todos (ProUni) oferece bolsas de estudos em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior.
O Sistema de Seleção Unificada (SISU), é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, por meio do qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionarão novos estudantes exclusivamente pela nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

Posso efetuar a inscrição para o ProUni e também para o SISU?

Sim. Porém, não é permitido ao estudante matriculado em instituição pública de educação superior ser bolsista do ProUni. Assim, se for selecionado pelo ProUni, o estudante deverá optar por cursar a instituição pública ou a instituição privada na condição de bolsista do Programa.

Quais os tipos de bolsa oferecidos pelo ProUni?

  • Bolsa integral: para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.
  • Bolsa parcial de 50%: para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos.

Quais são as instituições que participam do ProUni?

A lista das instituições participantes do Processo Seletivo poderá ser consultada no sítio de inscrições do ProUni no período das inscrições.

Qual é a relação entre o ProUni e o Enem?

Só pode se candidatar ao processo seletivo ProUni, referente ao segundo semestre de 2011, o estudante que tiver participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 e obtido a nota mínima de 400 pontos na média das cinco notas obtidas nas provas do Exame. Não são consideradas as notas obtidas nos exames anteriores. Os resultados do Enem são usados como critério para a distribuição das bolsas de estudos, isto é, as bolsas são distribuídas conforme as notas obtidas pelos estudantes no Enem.

Não poderá participar do processo seletivo do ProUni o estudante que:

- obteve nota inferior a 400 pontos na média estabelecida;

- obteve nota zero na redação do Enem.

Basta fazer o Enem para se candidatar a uma bolsa do ProUni?

Não, além de ter feito o Enem 2010 e obtido a nota mínima de 400 pontos estabelecida pelo MEC, é preciso que o estudante tenha renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos e satisfaça uma das condições abaixo:

  • ter cursado o ensino médio completo em escola pública, ou
  • ter cursado o ensino médio completo em escola privada com bolsa integral da instituição, ou
  • ter cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição, ou
  • ser pessoa com deficiência, ou
  • ser professor da rede pública de ensino básico, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrando o quadro permanente da instituição pública e concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.

Há uma nota mínima para participar do processo seletivo do ProUni?

Sim, a nota mínima estabelecida pelo MEC para participação no processo seletivo do ProUni é de 400 (quatrocentos) pontos na média. Esta nota é calculada somando-se todas as notas das cinco provas do Enem 2010 (Redação, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias) e dividindo por cinco.

É possível escolher qualquer curso em qualquer instituição?

Sim, desde que a instituição escolhida seja participante do ProUni. Ao fazer sua inscrição, o candidato escolhe as opções de curso, turno e instituição de ensino superior, dentre as disponíveis conforme seu perfil socioeconômico. No entanto, há cursos que exigem requisitos específicos para matrícula. Em alguns cursos de Ciências Aeronáuticas, por exemplo, o estudante deve ter, dentre outras exigências, licença de piloto privado e um número específico de horas de vôo para poder se matricular. Assim, é necessário muita atenção ao efetuar as opções de curso no momento da inscrição no ProUni, pois caso a matrícula não seja possível em função de requisitos desse tipo, o candidato perderá o direito à bolsa.

domingo, 22 de maio de 2011

SIMULADO DE REDAÇÃO - ATENÇÃO

Atualizado (22 de maio as 20:20h):
O site do CEDERJ já está novamente no ar! Sem problemas agora para fazer o Simulado de Redação.
Caso alguem tenha dificuldade em acessar a internet pode ir ao polo do Cederj Graduação para acessar a internet. Basta apresentar a carteirinha e dizer que é do PVS. Caso encontrem algum problema, chamar a Diretora Eveliane e se apresentar.
O endereço é:
Polo CEDERJ/UAB Barra do Piraí
Rua Dr. Luis Alves Pereira, 70 - Química - Barra do Piraí
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Abraços.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Lista de Exercícios Ecologia 1

Pessoal, estou enviando a lista de exercícios extras que eu resolvi em sala com as turmas BPI02 e BPI03.
Deixei algumas cópias com as outras turmas, mas nem todo mundo teve acesso.

É uma lista com bastante analises de gráficos e tabelas, já que eu venho chamando muita atenção nas ultimas aulas.

Quando acabarmos de falar de Ecologia eu mando uma lista maior de exercicios.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO
Boa Sexta!

[Teste] Prova de Inglês - ENEM 2010

Pessoal,

Segue para vocês um bom teste para praticar o inglês de vestibular. É a primeira aplicação do ENEM de 2010.

Duas páginas com questões desafiadoras à leitura e compreensão.

Façam o possível para resolvê-las quando se sentirem preparados, simulem uma prova real, com o minimo de consulta ou até mesmo nenhuma.

Postarei o gabarito com meus próprios comentários em breve.

Clique para Baixar - ENEM 2010 Língua Inglesa

5 Regras para a Formação de Palavras

Vestibulandos!

Estou mandando uma lista com cinco regras básicas de morfologia das palavras, em Português-Inglês.

LISTA DAS 5 REGRAS

Leiam com atenção e façam seus próprios testes, é muito interessante e surpreende pela facilidade.

Não se esqueçam de ler os textos propostos das Unidades 5 e 6 da apostila.

Nos vemos no sábado!

segunda-feira, 2 de maio de 2011

2ª Lista de Exercícios

Enviando uma lista com 27 exercícios para a alegria da semana de vocês!!

Os exercícios abordam Citologia (utilizem a apostila anteriormente postada e outras fontes de consulta), Vitaminas, Coagulação Sanguínea (consultem o caderno) e Analises de Tabelas e gráficos (que a gente vem treinando e muito em sala de aula).

O gabarito ainda não tive tempo de fazer, mas assim que possível eu envio para vocês. (Provavelmente semana que vem).

Mas qualquer dúvida a gente conversa no sábado.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A 2ª LISTA DE EXERCÍCIOS


Boa semana e estudem!


Citologia

To enviando uma pequena apostila sobre citologia. Já que só falamos rapidamente sobre isso em sala de aula.

Não esqueçam de estudar e dominar esse assunto. Busque além da apostila. Vá em livros, internet!!

Segue abaixo o link para o download:

Clique aqui para o download

Uma boa semana!