Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Evolução e Especiação

Segue uma apostila de exercicícios sobre EVOLUÇÃO e ESPECIAÇÃO.
Boa semana!

Clique para baixar

domingo, 26 de junho de 2011

PVSCine

Todo sábado tem cinema!

Projeção do documentário Super Size Me - A Dieta do Palhaço (EUA - 2004), de Morgan Spurlock.


Thiago comandando.
Plateia atenta ao doc.

Lucas coordenando.

Mais fotos!!

Turmas reconfiguradas e turmas do Intensivo

Turma BPI01

Tutor Lucas (Inglês)

Turma BPI01


Turma BPI02

Tutor Felipe (Biologia) e Turma BPI02

Turrma BPI02

Tutora Viviane (Redação)


Turma BPI03 e tutor Luiz Gustavo (Química)

Turma BPI03

Turma BPI03 e tutor Luiz Gustavo (Química)

Turma BPI04i intensivo

 Tutor Thiago (Geografia)

Tutor Bruno (Português)


Turma BPI05i intensivo


HORA DO ALMOÇO!!!





Fotos 1º Semestre

C.E. Joaquim de Macedo:


Turmas antes da realocação:

Turma BPI01 e tutor Lucas (Inglês)



Tutor Marcelo (Matemática) e Turma BPI02 

Tutor Marcelo (Matemática) e Turma BPI02

Turma BPI02


Turma BPI03 e tutor Marcelo (Matemática)

Turma BPI03

Turma BPI03 e tutor Marcelo (Matemática)



Tutor Luiz Gustavo (Química) e Turma BPI04

Turma BPI04

Turma BPI04



Turma BPI05

Turma BPI05

Turma BPI05

Tutor Lucas (Inglês) e turma BPI05

sexta-feira, 24 de junho de 2011

[PVSCine] Documentário Supersize me!


Sábado 25 tem mais PVSCine!
Um documentário muito interessante que trata de consumo, hábitos alimentares, poluição, cultura, economia, saúde pública, mídia, etc.

Compareçam! No intervalo do almoço, a partir de 12:35h

terça-feira, 21 de junho de 2011

Sobre sábado 25 de junho de 2011

Aproveitem o feriado!
Sábado haverá aula siiiim!


PROUNI

Para o pessoal que fez o ENEM-2010, estão abertas as inscrições para o PROUNI (Programa Universidade para Todos).
As inscrições já estão ocorrendo. Do dia 20 de junho até 24 de junho (Sexta-feira).

O Processo Seletivo para o 2° Semestre de 2011 do Prouni terá uma única etapa para inscrições, com três chamadas subsequentes.

São oferecidas bolsas de estudo integral e de 50% de desconto em diversas universidades particulares no Brasil.

As incrições podem ser feitas no site: http://siteprouni.mec.gov.br/

Duvidas? http://siteprouni.mec.gov.br/perguntas_frequentes.html


quinta-feira, 16 de junho de 2011

[Inglês] Gabarito comentado do simulado

TEXTO 1

Questão 1:

Resposta correta: (A) é mais frequente em mulheres;

A confirmação de tal resposta estava nas duas primeiras linhas do texto:

“Up to one in five females and one in 8 males will

experience depression in their life time (ABS, 2008).”

Se uma em cinco mulheres vão ter a experiência da depressão na vida delas e somente um em oito homens passaram por isso, logo a depressão é mais frequente em mulheres.

Questão 2:

Resposta correta: (D) preocupante;

A confirmação de tal resposta estava na quarta linha do texto:

“This is an alarming statistic

Se a estatística é alarmante, logo ela é preocupante.

Questão 3:

Resposta correta: (A) comparação;

Toda vez que nós encontrarmos “as...as” tal forma estará comparando duas coisas, pessoas ou lugares. Assim a expressão “is just as effective as” que aparece nas três primeiras linhas do segundo parágrafo do texto, está comparando exercícios regulares à alguns medicamentos prescritos.

“Numerous studies have shown that regular exercise

is just as effective as some prescription medication in

previously sedentary adults.”

TEXTO 2

Questão 4:

Resposta correta: (C) vem sendo dizimado pelos pescadores;

A confirmação da resposta está nas sexta, sétima e oitava linhas do texto:

“Hundreds, if not thousands, of the estimated 30,000

river dolphins plying the Amazon region are dying

every year, they say.”

Onde é dito que centenas, se não milhares (“hundreds, if not thousands”), dos 30.000 estimados botos (“river dolphins”) presentes na região da Amazônia estão morrendo (“are dying”) todo ano (“every year”).

Questão 5:

Resposta correta: (B) increasing.

Essa questão era mais lógica, o que era esperado era que o aluno completasse a frase do enunciado mantendo o mesmo sentido. No enunciado estava escrito “According to the text, the killing of dolphins is on the rise because it is:”, isso é: De acordo com o texto, a matança de golfinhos está aumentando porque está: __________.

Assim, a opção (B) era a que melhor se encaixava visto que, juntamente com o enunciado, significaria crescendo.

Observe as demais opções:

(A) in decline; - em declínio

(C) adequate; - adequada

(D) controlled; - controlada

(E) acceptable; - aceitável

Poderia ser observado no texto o crescimento da matança de golfinhos na primeira frase do texto:

The illegal slaughtering

of dolphins is on the rise here”

A palavra slaughtering significa abate.

Questão 6:

Resposta certa: (E) the Amazon is an enormously vast area.

A confirmação da resposta estaria no último parágrafo da terceira linha em diante:

“But enforcement

in the vast Amazon is a huge challenge for Ibama, the

Brazilian environmental protection agency, which has

1,300 agents covering the entire country. The Brazilian

Amazon alone is larger than India.”

Onde é dito que a Amazônia brasileira sozinha é maior do que a Índia.

Ou nas terceira, quarta e quinta linhas do primeiro parágrafo:

“illustrating the

challenge of policing environmental law in such a vast

territory” - ilustando o desafio da lei de política ambiental em tão vasto território.

TEXTO 3

Questão 7:

Resposta correta: (B) argues in favour of librarians;

A resposta pode ser confirmada a partir da oitava linha:

“As a former teacher, I can attest to the invaluable

knowledge of school librarians. They have all the upto-

date information on our complex and ever-changing

Internet sources, and they teach the students how to be

lifelong learners.”

Pois a resposta diz que o texto argumenta em favor dos bibliotecários. E nessa passagem o autor fala da importância deles para ensinar alunos como ser aprendizes ao longo da vida.

Questão 8:

Resposta correta: (C) help students study continuously;

O fragmento que comprova tal resposta é o mesmo da questão anterior. Onde é dito que os bibliotecários ensinam os alunos como ser aprendizes ao longo da vida.

Questão 9:

Resposta correta: (D) doing them and our society a lasting disservice;

O fragmento encontra-se ao final do texto:

“To deny students these important tools

is doing them and our society a lasting disservice.”

Tal fragmento é o único dentre os outros disponíveis na questão, que expressa uma consequência. Tal consequência advém da decisão de privar estudantes das importantes ferramentas (to deny students these important tools), que o trabalho do bibliotecário possibilita.

Questão 10:

Resposta correta: (A) change in political decisions;

O principal objetivo da carta do autor é promover uma mudança nas decisões políticas. Se observarmos a primeira parte do texto podemos perceber que o autor está insatisfeito com as condições de trabalho oferecidas aos bibliotecários.

“After reading about the shameful way the school librarians

are being treated, does anyone wonder why teachers

and their union distrust the district’s administration?

If we want literate students, we need books for them

to read, we need to give them guidance for research,

and we need that all-important individual attention that

only librarians can give them.”

Assim o autor escreve para alertar à administração do distrito sobre a necessidade do trabalho do bibliotecário.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Horários Tutoria a Distância

TUTORIA A DISTANCIA
0800 282 06 36


SEGUNDA-FEIRA

TERÇA-FEIRA

QUARTA-FEIRA

QUINTA-FEIRA

SEXTA-FEIRA

MANHÃ

9h às 13h

BIO, FIS, HIS, ING, ING, MAT, MAT, QUI, RED, RED

BIO, FIS, GEO, HIS, ING, ING, MAT, MAT, QUI, RED

BIO, FIS, HIS, HIS, ING, MAT, MAT, QUI, RED

BIO, FIS, HIS, HIS, ING, ING, MAT, MAT, QUI

BIO, FIS, GEO, HIS, ING, ING, MAT, MAT, RED

TARDE

13h às 17h

FIS, GEO, HIS, ING, ING, MAT, MAT, QUI, RED

HIS, ING, ING, MAT, MAT, QUI, RED, RED

FIS, HIS, ING, MAT, MAT, QUI, RED, RED

BIO, HIS, MAT, MAT, QUI, RED

BIO, FIS, HIS, ING, MAT, MAT, QUI, RED

NOITE

17h às 21h

BIO, FIS, HIS, HIS, ING, ING, MAT, MAT, POR, QUI, RED

BIO, FIS, ING, ING, MAT, MAT, POR, POR, QUI, RED, RED

BIO, FIS, GEO, HIS, ING, MAT, MAT, POR, QUI, RED

BIO, FIS, GEO, HIS, ING, ING, MAT, MAT, POR, QUI, RED

BIO, FIS, ING, ING, MAT, MAT, QUI