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domingo, 29 de maio de 2011

Temas do Simulado de Redação

Meus queridos, além do exercício já proposto da página 37, gostaria de receber também pelo menos um dos temas do Simulado Online que vocês fizeram na semana passada: Simulado CEDERJ 2011

TEMA 1

A) Leia, cuidadosamente, os textos a seguir como material de reflexão para o seu próprio texto.

Texto 1
Estudos realizados pela Embratur apontam que 75% dos turistas que buscam o Brasil como destino de férias o fazem, em primeiro lugar, pelas belezas naturais; mas quando chegam aqui, encontram tanta hospitalidade que logo se encantam também pela mistura de cores, raças e culturas dos “donos da casa”. Segundo as pesquisas, quando questionados sobre o Brasil, os turistas estrangeiros apontam como uma das principais características de nosso povo a alegria. Alegria que se percebe em todos os momentos da estada no País – seja ela na nossa música, no calor das praias nordestinas, na badalada noite carioca ou na exuberante Amazônia. Desse espírito caloroso e festivo nascem manifestações populares como o Carnaval, o Reveillon e as Festas Juninas, famosos pela animação e alegria. A vontade de mostrar o que há de bom no Brasil parece transformar esse vigor em criatividade, esbanjada nas cores e sons que contagiam quem estiver por perto.
(Fonte: http://www.embratur.gov.br/site/br/campanhas/materia.php?id_conteudo=1019)

Texto 2
Um sorriso nos lábios Gonzaguinha Vidro moído ou areia No café da manhã E um sorriso nos lábios Ensopadinho de pedra No almoço e jantar E um sorriso nos lábios O sangue, o roubo, a morte Um negro em cada jornal E um sorriso nos lábios Noventa e cinco sorrisos Suando na condução E um sorriso nos lábios... Mas sonha que passa Ou toma cachaça Agüenta firme, irmão Na oração Deus tudo vê e Deus dará Ou então acha graça É tão pouca a desgraça Mas no fim do mês Lembra de pagar a prestação Desse sorriso nos lábios (...)

Texto 3



















B) Redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema: O sorriso dos brasileiros: acomodação ou superação?
Características do gênero texto dissertativo-argumentativo:
• apresenta informações e juízos de valor sobre um determinado assunto;
• deve permitir que o leitor identifique, claramente, o tema central que está sendo desenvolvido;
• deve ser compreendido por diferentes tipos de pessoas;
• deve ser redigido em língua padrão.

Instruções
- Sua redação deve ter, preferencialmente, cinco parágrafos: um de introdução, três de desenvolvimento e um de conclusão, além de um título (que não pode ser a repetição do tema).
- Cada estrutura deve ser escrita na sua respectiva caixa de texto. O preenchimento dos quatro espaços é obrigatório.
- Prefira escrever primeiro o texto em uma folha de papel comum, com cerca de 25 linhas, para, em seguida, digitá-lo no computador.
- Não copie trechos de textos da coletânea nem de qualquer página na internet. Fazer isso pode levar à anulação de sua redação.
- Procure utilizar as técnicas trabalhadas em sala pelo o seu professor durante as aulas. Seu texto será corrigido com base em cinco critérios: abordagem do tema, tipo de texto, coerência, coesão e modalidade de língua


TEMA 2

A) Leia, cuidadosamente, os textos a seguir como material de reflexão para o seu próprio texto.

Texto 1

O que explica o sucesso de vendas de um produto? Seria o preço? A eficiência? praticidade? Sim, seria tudo isso. Agora, o que explica o sucesso de um produto cujo preço, eficiência e praticidade são muito parecidos com os da concorrência? Bom, neste caso, talvez a propaganda seja uma boa resposta. A propaganda ajuda uma marca a ser mais admirada, mais desejada e, consequentemente, mais consumida que seus concorrentes. Se você procurar saber quais são as marcas mais lembradas pelos consumidores brasileiros – segundo o ranking Top of Mind –, vai perceber que são as mesmas que investem consistentemente em propaganda. [...] A propaganda criativa é discutida nas rodas de amigos, vira bordão, entra para a cultura popular. Propaganda. Faz diferença. Fonte: Abap / AbaRevista veja Rio. 14/04/2010.


Texto 2

A propaganda gera necessidades de compra? Ou ela apenas influencia necessidades já existentes em nós? Para que a gente entenda o porquê de a sociedade atual se voltar tanto para o consumo, precisamos olhar um pouco para trás. Até o início do século XX, a relação entre consumidor e produto era apenas funcional. As pessoas compravam baseando-se apenas na função que aquele objeto desempenhava, de modo a suprir alguma de suas necessidades. Com os avanços tecnológicos, a produção industrial começou a crescer e não mais se limitou a produzir as demandas do consumidor. Como vocês sabem, quando a oferta é grande e a procura é pequena, o preço cai. E o meio mais eficaz encontrado para escoar essa produção se chama propaganda! As agências de propaganda se posicionaram, a partir de então, de modo a atender essa necessidade da sociedade, divulgando os diferenciais de cada produto com cada vez mais criatividade e de uma forma interessante para seduzir o consumidor. [...] Os objetos de consumo passaram a ser comprados não mais pela sua funcionalidade, mas pelo que representam, ou seja, seu aspecto simbólico. A sensação de satisfação passa a ser priorizada, deixando função e necessidade em segundo plano. (Adaptado do blog: http://atocriativo.blogspot.com/2008/02/propaganda-e-consumo.html)


Texto 3









Acessado em 20/05/2010. Disponível em: http://bicicletadafloripa.wordpress.com/2009/09/07/charge-doces-mentiras-da-propaganda/

B) Redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema: O papel da publicidade na sociedade de consumo.
Características do gênero texto dissertativo-argumentativo:
• apresenta informações e juízos de valor sobre um determinado assunto;
• deve permitir que o leitor identifique, claramente, o tema central que está sendo desenvolvido;
• deve ser compreendido por diferentes tipos de pessoas;
• deve ser redigido em língua padrão.

Instruções
- Sua redação deve ter, preferencialmente, cinco parágrafos: um de introdução, três de desenvolvimento e um de conclusão, além de um título (que não pode ser a repetição do tema).
- Cada estrutura deve ser escrita na sua respectiva caixa de texto. O preenchimento dos quatro espaços é obrigatório.
- Prefira escrever primeiro o texto em uma folha de papel comum, com cerca de 25 linhas, para, em seguida, digitá-lo no computador.
- Não copie trechos de textos da coletânea nem de qualquer página na internet. Fazer isso pode levar à anulação de sua redação.
- Procure utilizar as técnicas trabalhadas em sala pelo o seu professor durante as aulas. Seu texto será corrigido com base em cinco critérios: abordagem do tema, tipo de texto, coerência, coesão e modalidade de língua


TEMA 3

A) Leia, cuidadosamente, os textos a seguir como material de reflexão para o seu próprio texto.

Texto 1
Mãe é condenada por cyberbullying praticado por filho A 6ª Câmara Cível manteve decisão do 1º grau da Juíza de Direito Taís Culau de Barros, da 1ª Vara Cível de Carazinho, no Rio Grande do Sul, de condenar a mãe de um menor de idade que criou página na internet com a finalidade de ofender colega de classe. Por conta da atitude do filho, ela terá de pagar indenização por danos morais no valor de R$ 5 mil, corrigidos monetariamente. O autor da ação solicitou indenização alegando que suas fotos foram copiadas e alteradas, dando origem a um fotolog (espécie de diário fotográfico) criado em seu nome. Na página, foram postadas mensagens levianas e ofensivas, além de montagens fotográficas nas quais o autor aparece com chifres e com o rosto ligado ao um corpo de mulher. Segundo o autor, os fatos foram muito prejudiciais, havendo necessidade de recorrer a auxílio psicológico. Por essas razões, sustentou que a mãe do criador da página deveria ser responsabilizada já que as mensagens partiram de seu computador. "Os fatos são claros: em face da ausência de limites que acomete muitos jovens nos dias de hoje, vide os inúmeros casos de bullying e inclusive atrocidades cometidas por adolescentes que vem a público, o filho da ré, e quem sabe outros amigos, resolveram ofender, achincalhar, e quiçá, fazer com que o autor se sentisse bobo perante a comunidade de Carazinho", diz a sentença. (fonte: http://noticias.terra.com.br/educacao. 02 de Julho de 2010)

Texto 2
Cyberbullying Por Fernando Rebouças O Cyberbullying é uma prática que remete à hostilização do próximo por meio de tecnologias da informação. Envolve o fortalecimento de comportamentos nocivos, maldosos e repetidos contra uma pessoa. Sabemos que o termo “bullying” designa uma ação de violência física, psicológica e de perseguição hostil contra uma pessoa. É uma prática muito comum nas escolas. O termo “cyber”, popularmente, refere-se ao uso virtual de meios digitais como a internet. Associando os significados, o “cyberbullying” é praticar bullying pela internet, celular e demais dispositivos tecnológicos. É ridicularizar alunos, professores, amigos e desconhecidos perante a sociedade virtual. Pelo celular, é praticado por meio de torpedos; na internet, os praticantes de cyberbullying atuam via e-mail, blog, fotologs e redes sociais. A prática reúne ações de discriminação não identificadas, porém a legislação do crime da internet possibilita a quebra de sigilo de trafego da internet, e o praticante de cyberbullying pode ser descoberto. Entre as mídias sociais, as mais populares são o principal local para o cyberbullying. Já é comum encontrar ultrajes no Orkut, no Facebook, no Twitter e em mensagens pelo MSN. Há vários relatos no Brasil e no exterior, de adolescentes que entraram em estado depressivo a ponto de se suicidarem após sofrerem, por meio de mensagens eletrônicas, discriminação e diversas ofensas. (...)
(Fonte: http://www.infoescola.com/sociologia/cyberbullying/)

Texto 3


















B) Redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema: Bullying na internet: crime ou brincadeira?
Características do gênero dissertativo-argumentativo:
• apresenta informações e juízos de valor sobre um determinado assunto;
• deve permitir que o leitor identifique, claramente, o tema central que está sendo desenvolvido;
• deve ser compreendido por diferentes tipos de pessoas;
• deve ser redigido em língua padrão.

Instruções
- Sua redação deve ter, preferencialmente, cinco parágrafos: um de introdução, três de desenvolvimento e um de conclusão, além de um título (que não pode ser a repetição do tema).
- Cada estrutura deve ser escrita na sua respectiva caixa de texto. O preenchimento dos quatro espaços é obrigatório.
- Prefira escrever primeiro o texto em uma folha de papel comum, com cerca de 25 linhas, para, em seguida, digitá-lo no computador.
- Não copie trechos de textos da coletânea nem de qualquer página na internet. Fazer isso pode levar à anulação de sua redação.
- Procure utilizar as técnicas trabalhadas em sala pelo o seu professor durante as aulas. Seu texto será corrigido com base em cinco critérios: abordagem do tema, tipo de texto, coerência, coesão e modalidade de língua


TEMA 4
A) Leia, cuidadosamente, os textos a seguir como material de reflexão para o seu próprio texto.

Texto 1

O Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu, por unanimidade, nesta quinta-feira (5) a união estável entre casais do mesmo sexo como entidade familiar. Na prática, as regras que valem para relações estáveis entre homens e mulheres serão aplicadas aos casais gays. Com a mudança, o Supremo cria um precedente que pode ser seguido pelas outras instâncias da Justiça e pela administração pública. [...] De acordo com o Censo Demográfico 2010, o país tem mais de 60 mil casais homossexuais, que podem ter assegurados direitos como herança, comunhão parcial de bens, pensão alimentícia e previdenciária, licença médica, inclusão do companheiro como dependente em planos de saúde, entre outros benefícios.
(Reportagem publicada em 05/05/2011 no site http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/05/supremo-reconhece-uniao-estavel-de-homossexuais.html)

Texto 2
A decisão histórica do STF coloca o Brasil em pé de igualdade com as dezesseis nações do mundo que já tomaram posição sobre a igualdade de direitos independentemente de orientação sexual. Mas também escancara a desigualdade de opiniões que marca a sociedade brasileira em torno de questões básicas como os direitos civis. (...) Nessa disputa, o Brasil contemporâneo ganhou um round, mas o conservadorismo ainda rosna em instituições e personalidades de muito prestígio junto à imprensa.
(Costa, Luciano Martins. Artigo publicado em 06/05/2011 no site http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=640CID011

Texto 3
Foi um beijaço digno de novelão e que entrou para a história da TV. E ele não foi exibido pela Globo, que já gravou mas não veiculou. A tão aguardada cena do primeiro beijo homossexual em um folhetim brasileiro, exibida em ‘Amor e Revolução’, no SBT, na quinta-feira, foi protagonizada por Luciana Vendramini e Giselle Tigre e deu o que falar. Foram intensos 28 segundos de intimidade entre as personagens Marcela (Luciana) e Marina (Giselle). Imediatamente após a exibição, começou o auê nas redes sociais. A ousadia do autor Tiago Santiago elevou os índices de audiência da trama, que marcou 6 pontos de média com pico de 9. (...) Para ele, um beijo entre duas mulheres “causa menos rejeição ao público conservador, principalmente masculino”. Já os homens gays sofrem mais preconceito. “Eles têm sido mais atingidos, sim, pela violência e pela homofobia”, frisa o autor. Presidente do Grupo de Conscientização Homossexual Arco-Íris, Julio Moreira elogiou a sequência: “Foi um beijo quente e revolucionário”, sentenciou.
(Artigo publicado em 14/05 no site http://odia.terra.com.br/portal/diversaoetv/html/2011/5/palmas_tambem_para_silvio_santos_diz_aguinaldo_silva_sobre_beijo_gay_164420.html

Texto 4
Atenção pais de alunos de 7, 8, 9 e 10 anos da rede pública: os teus filhos vão receber ano que vem na escola um kit com título “combate à homofobia”, mas na verdade, é um estímulo ao homossexualismo, o incentivo à promiscuidade. (...) Estes gays lésbicas querem que nós a maioria entubemos como exemplo de comportamento a sua promiscuidade. Isto é uma coisa extremamente séria. (...) Nós não nos podemos nos submeter ao escárnio da sociedade. Isto é uma vergonha! (Transcrição de discurso do deputado Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados. Retirado do site: http://www.unidosnafe.com.br/joomla1.5/latest/kit-contra-homofobia-na-opini-o-do-deputado-federal-jair-bonsonaro-um-kit-de-incentivo-a-homossexualismo Nos últimos meses, poucos assuntos foram tão discutidos no Brasil quanto as questões ligadas à homossexualidade. Em um contexto de frequente luta contra a homofobia (aversão, rejeição a pessoas com orientação sexual gay), parece surgir uma polêmica: na luta pela igualdade de direitos, estão sendo comedidos excessos? O caso da distribuição de kits contra a homofobia nas escolas é exemplar para o debate. A exibição de vídeos com cenas homoafetivas nas escolas, para crianças, é um recurso válido para estimular a aceitação de todas as orientações sexuais? Ou se trata de um exagero que, mais do que estimular a tolerância, estimula o próprio comportamento homossexual? E, caso haja realmente esse estímulo, isso deve ser encarado como problema?

B) Redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema: A luta em defesa dos direitos homossexuais: apenas justas conquistas ou também exageros?

Características do gênero dissertativo-argumentativo:
• apresenta informações e juízos de valor sobre um determinado assunto;
• deve permitir que o leitor identifique, claramente, o tema central que está sendo desenvolvido;
• deve ser compreendido por diferentes tipos de pessoas;
• deve ser redigido em língua padrão.

Instruções
- Sua redação deve ter, preferencialmente, cinco parágrafos: um de introdução, três de desenvolvimento e um de conclusão, além de um título (que não pode ser a repetição do tema).
- Cada estrutura deve ser escrita na sua respectiva caixa de texto. O preenchimento dos quatro espaços é obrigatório.
- Prefira escrever primeiro o texto em uma folha de papel comum, com cerca de 25 linhas, para, em seguida, digitá-lo no computador.
- Não copie trechos de textos da coletânea nem de qualquer página na internet. Fazer isso pode levar à anulação de sua redação.
- Procure utilizar as técnicas trabalhadas em sala pelo o seu professor durante as aulas. Seu texto será corrigido com base em cinco critérios: abordagem do tema, tipo de texto, coerência, coesão e modalidade de língua.



TEMA 5

A) Leia, cuidadosamente, os textos a seguir como material de reflexão para o seu próprio texto. Texto 1 Poder feminino A Escola de Negócios da PUC-RJ concluiu, ontem, a mais nova pesquisa sobre a presença feminina no mercado de trabalho. E o resultado foi favorável às mulheres. Cerca de 85%, dos 500 entrevistados no país, ano passado, revelaram preferência por ser comandados por executivas. Chefes mulheres, disse a maioria, são mais sensíveis e provocam menos conflitos.
(GOIS, Ancelmo. In: O Globo, 12/03/02, p.16.) Texto 2 Está mais do que provado que o bicho homem, em tudo que se meteu, deu errado. E ponha errado nisso! Em todos os poderes, sempre com maioria esmagadora, deu nisso que estamos vivendo. Vamos entregar os poderes às mulheres. As gerações futuras serão, com toda certeza, mais felizes. (Sebastião Junqueira Villela, carta à Revista Veja, 02/08/01)

Texto 3
Super-homem — a canção

Um dia
Vivi a ilusão de que ser homem bastaria
Que o mundo masculino tudo me daria
Do que eu pudesse ter

Que nada Minha porção mulher, que até então se resguardara
É a porção melhor que trago em mim agora
É o que me faz viver

Quem dera
Pudesse todo homem compreender, oh, mãe, quem dera
Ser o verão o apogeu da primavera
E só por ela ser

Quem sabe
O Super-Homem venha nos restituir a glória
Mudando como um deus o curso da história
Por causa da mulher.

(Gilberto Gil, 1979)


Candidaturas políticas, estatísticas do IBGE, presença ostensiva nos meios de comunicação. Não são poucas as situações em que as mulheres têm sido o centro das atenções nos últimos anos. Dessa possível ascensão feminina na sociedade contemporânea, surgem questões importantes: até que ponto estamos diante de um fenômeno permanente? Qual é a serventia econômica dessas transformações? Que lugar cabe ao homem diante do novo quadro? A respeito dessa última indagação, raras são as manifestações de especialistas e da opinião pública. Trata-se, entretanto, de um novo desafio à reflexão, cuja importância não pode ser deixada de lado.

B) Redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: O novo papel da figura masculina no mundo hoje.
Características do gênero dissertativo-argumentativo:
• apresenta informações e juízos de valor sobre um determinado assunto;
• deve permitir que o leitor identifique, claramente, o tema central que está sendo desenvolvido;
• deve ser compreendido por diferentes tipos de pessoas;
• deve ser redigido em língua padrão. Instruções - Sua redação deve ter, preferencialmente, cinco parágrafos: um de introdução, três de desenvolvimento e um de conclusão, além de um título (que não pode ser a repetição do tema).

- Cada estrutura deve ser escrita na sua respectiva caixa de texto. O preenchimento dos quatro espaços é obrigatório.
- Prefira escrever primeiro o texto em uma folha de papel comum, com cerca de 25 linhas, para, em seguida, digitá-lo no computador.
- Não copie trechos de textos da coletânea nem de qualquer página na internet. Fazer isso pode levar à anulação de sua redação.
- Procure utilizar as técnicas trabalhadas em sala pelo o seu professor durante as aulas. Seu texto será corrigido com base em cinco critérios: abordagem do tema, tipo de texto, coerência, coesão e modalidade de língua

BOM TRABALHO!!!
Viviane

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